Projectos

RETEP

País: Angola

Principais objetivos deste projeto:  

  • Reabilitação e Instalação da Rede de Instituições de Formação Técnica e Profissional do Ministério da Educação. 

  • Reforma curricular do Ensino Técnico e Profissional no nível básico e intermédio.

Cursos de Nível II (7º, 8º e 9º Ano).
Cursos de Nível III (10º, 11º e 12º Ano).

Três áreas chave: 

  • Cursos na Área Industrial.

  • Cursos nas Áreas de Administração e Serviços.

  • Cursos nas Áreas da Agricultura, Pesca e Indústria Alimentar.

  • Cursos na Área da Saúde.

Objetivos Gerais:  

  • Promover o Ensino Técnico e Profissional como um fator impulsionador do desenvolvimento do país.  

  • Implementar o ensino técnico e profissional de acordo com as diretrizes estabelecidas na lei do ensino básico. 

  • Melhorar a aprendizagem dos alunos. 

  • Aumentar e melhorar a rede de infraestruturas do ensino técnico e profissional. 

  • Equipar salas, laboratórios e oficinas, para que o ensino tecnológico com base na experimentação possa ajudar a compreender melhor os conceitos mais importantes e as práticas de cada profissão. 

  • Contribuir para uma perspetiva a longo prazo do ensino e da formação. 

  • Desenvolver novos cursos técnicos e novos currículos. 

  • Garantir a formação de professores ao nível pedagógico, didático, técnico e organizacional. 

  • Garantir a formação nas áreas da administração e organização escolar. 

  • Criar e produzir novos livros escolares. 

  • Facilitar a transição para o mundo dos negócios e para o mercado laboral. 

Promover uma ligação formal ao mundo dos negócios e ao mercado laboral através de: 

  • Criação de uma estrutura de níveis de qualificação profissional.

  • Criação de áreas de formação abrangentes para a maioria das atividades profissionais exercidas no país. 

  • Realização de um teste de aptidão profissional após a conclusão dos cursos. 

  • Apoio à inserção profissional dos alunos com serviços dedicados à inserção na vida ativa. 

  • Formação em contexto laboral como parte dos planos curriculares. 

  • Introdução da disciplina de design tecnológico. 

Promover inovações criativas, tais como: 

  • Cursos organizados de acordo com áreas de formação. 

  • Programas que dão maior importância a competências essenciais e estruturantes.

  • Enfâse na aquisição de competências pelos alunos. 

  • Um dossier para cada curso. 

  • Um manual para cada disciplina. Introdução de uma área disciplinar que integre temas da atualidade. 

  • Ensino dos princípios básicos da informática em todos os cursos tecnológicos.

De um ponto de vista pedagógico:

Os cursos de nível III (10º, 11º e 12º ano) permitem que os jovens: 

  • Exerçam uma profissão no mercado laboral. 

  • Criem o seu próprio posto de trabalho.

  • Continuem os seus estudos numa instituição de ensino superior. 

Áreas e cursos de formação oferecidos pelo Projeto RETEP 

  • Foram criadas sete Áreas de Formação. 

  • Foram criados 27 Cursos no 2º Ciclo do Ensino Secundário - Formação Técnica para os Meios de Comunicação Social. 

  • Foram criados 15 Cursos no 1º Ciclo do Ensino Secundário - Formação Profissional Básica.

Formação Técnica para os Meios de Comunicação Social

Administração e Serviços

  • Técnico de Administração e Serviços.

  • Técnico de Contabilidade.

  • Técnico de Contabilidade e Gestão.

  • Técnico de Estatística.

  • Técnico de Gestão Empresarial.

  • Técnico de Secretariado.

Comunicação e Informação

  • Técnico de Redes Sociais.

Construção Civil

  • Gestor de Projeto.

  • Equipa Técnica de Construção Civil.

  • Inspetor.

Eletricidade, Eletrónica e Telecomunicações

  • Técnico de Automação e Eletrónica Industrial.

  • Técnico de Telecomunicações e Eletrónica.

  • Técnico de Áudio, Vídeo e TV / Eletrónica.

  • Técnico de Instalações Elétricas e Eletricidade.

  • Técnico de Mecatrónica. 

  • Técnico de Eletricidade Automóvel e Eletrónica.

Informática

  • Técnico Informático.

  • Técnico de Administração de Sistemas Informáticos.

  • Técnico de Gestão Informática.

  • Técnico Informático / Sistemas Multimédia.

Engenharia Mecânica

  • Técnico de Manutenção Industrial / Mecânico.

  • Técnico de Sistemas de Ar Condicionado e Refrigeração / Mecânico.

  • Engenheiro Mecânico. 

  • Técnico de Máquinas e Motores.

Química

  • Técnico de Química Industrial.

  • Técnico de Petroquímica / Química.

  • Técnico de Controlo de Qualidade e Ambiental.

Agricultura, Pesca e Indústria Alimentar

  • Técnico Agroalimentar. 

  • Técnico de Produção Vegetal (Agricultura).

  • Técnico de Produção Animal (Pecuária).

  • Técnico de Gestão Agrícola.

  • Técnico de Recursos Florestais.

Equipas locais supervisionadas por pessoal qualificado garantem a colocação e a instalação dos equipamentos de acordo com as especificações técnicas. 
 
Resultados do Projeto RETEP

  • Institutos Politécnicos – 52

  • Formação de Professores – 10.000

  • Alunos Envolvidos – 100.000

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Com 30 anos de experiência, tecnologias de ponta, metodologias de vanguarda e profissionais de classe mundial, a Lusis desenvolve e implementa projetos "chave na mão" integrados de grande escala, que dão resposta aos desafios do sector público e privado: Habitação e Construção, Agricultura e Agroindústria, Ensino e Formação Profissional, Saúde, Telecomunicações e TI, Sistema de Informação Geográfica, Energia, Promover o Empreendedorismo Feminino, Água, Pesca.